O Sindicato da Indústria do Material Plástico do Oeste Catarinense – SINDIPLASC foi fundado em 06 de fevereiro de 2008, para fortalecer e promover a integração do setor. Acreditamos que a participação dos empresários é a essencial para o sucesso de nossos projetos e para consolidação das atividades de promoção do desenvolvimento das Indústrias de Plásticos. Filiado à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, entidade que agrega diversos segmentos da economia e representa todo setor Industrial Catarinense. Além de oferecermos  informações atualizadas, disponibilizamos também de assessoria jurídica, trabalhista, tributária e de meio ambiente, dentre outras. Promovermos ainda, eventos e cursos dirigidos à Indústria do Plástico buscando soluções para seus mais diversos e complexos problemas. Nossa representatividade é, portanto, instrumento efetivamente capaz de constituir a base democrática que dialoga nacionalmente - inclusive em negociações coletivas - em nome deste setor.

Mais do que um eficiente porta-voz junto aos setores estadual e nacional, o SINDIPLASC é parceiro do empresário que deseja transformar o que pensa em realidade. Assim, buscamos o constante progresso e crescimento das Indústrias do Oeste Catarinense que transformam o Plástico.

Nossa Missão é representar a classe empresarial produtiva do segmento da indústria de material plástico perante os poderes público, administrativo e judiciário do Oeste do Estado de Santa Catarina;

Celebrar convenções coletivas de trabalho;

Designar representantes e colaborar em estudos e soluções de problemas da classe junto ao Estado;

Identificar características e necessidades do segmento que representa, para a formulação e encaminhamento de suas políticas de atuação;

Estabelecer canais de comunicação que estreitem a relação com associados e que informem constantemente as ações almejadas e os fatos ocorridos no setor;

Coordenar a execução de políticas que favoreçam o desenvolvimento de empresas e empresários, bem como a sua prestação de serviços à comunidade empresarial.

Representa o setor de transformação de Plásticos, trazendo para as Empresas informações sobre a preservação do Meio Ambiente no tocante a Legislação e as Boas Práticas que as conduzam ao "Desenvolvimento Sustentável".

Representar as empresas de Reciclagem visando o aproveitamento de resíduos, no entanto, não só por motivos econômicos, mas também ambientais, a reciclagem surge como uma grande alternativa para a sociedade. Reciclagem significa o processamento de um material já utilizado, possibilitando sua reutilização, incluindo a coleta seletiva, processamento e comercialização.

A reciclagem vem sendo incentivada a partir da necessidade da redução dos resíduos sólidos, da preservação dos recursos naturais, além de ser uma alternativa rentável, gerando inúmeros empregos diretos e indiretos. Atualmente, a reciclagem de resíduos é realizada por um grande número de empresas, tendo como o principal consumidor as indústrias de artefatos plásticos.

O Sindiplasc sindicato que foi fundado em 06 de fevereiro de 2008, tem sede e foro jurídico em Chapecó, estado de Santa Catarina. Ele integra a categoria econômica da Indústria do Material Plástico para fins de representação, conforme especifica o Plano de Enquadramento Sindical, as empresas enquadradas nas seguintes atividades econômicas, na forma da legislação em vigor: (redação aprovada na AGO 02/2011 - 12/12/2011).

Indústrias do Material Plástico: indústria de laminados planos de material plástico; indústria de embalagens de material plástico; indústria de tubos e acessórios de material plástico; indústria de produtos de materiais plástico, reforçados ou não com fibra de vidro, para uso na construção, indústria mecânica, de material elétrico, eletrônico e de transporte; indústria de artigos, utensílios e artefatos de material plástico.(redação aprovada na AGO 02/2011 - 12/12/2011).

Sua base territorial e de jurisdição é formada pelos municípios: Abdon Batista, Abelardo Luz, Água Doce, Águas de Chapecó, Águas Frias, Alto Bela Vista, Anchieta, Arabutã, Arvoredo, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Bom Jesus, Bom Jesus do Oeste, Brunápolis, Caibi, Campo Erê, Campos Novos, Capinzal, Catanduvas, Caxambu do Sul, Chapecó, Concórdia, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunha Porã, Cunhataí, Descanso, Dionísio Cerqueira, Entre Rios, Erval Velho, Faxinal dos Guedes, Flor do Sertão, Formosa do Sul, Galvão, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Guatambu, Herval D’Oeste, Ibiam, Ibicaré, Ipira, Iporã do Oeste, Ipuaçu, Ipumirim, Iraceminha, Irani, Irati, Itá, Itapiranga, Jaborá, Jardinópolis, Joaçaba, Jupiá, Lacerdópolis, Lajeado Grande, Lindóia do Sul, Luzerna, Maravilha, Marema, Modelo, Mondai, Monte Carlo, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Ouro, Ouro Verde, Paial, Palma Sola, Palmitos, Paraíso, Passos Maia, Peritiba, Pinhalzinho, Piratuba, Planalto Alegre, Ponte Serrada, Presidente Castelo Branco, Princesa, Quilombo, Riqueza, Romelândia, Saltinho, Santa Helena, Santa Terezinha do Progresso, Santiago do Sul, São Bernardino, São Carlos, São Domingos, São João do Oeste, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, São Miguel da Boa Vista, Saudades, Seara, Serra Alta, Sul Brasil, Tangará, Tigrinhos do Oeste, Treze Tílias, Tunápolis, União do Oeste, Vargeão, Vargem, Vargem Bonita, Xanxerê, Xavantina, Xaxim e Zortéa; todos no estado de Santa Catarina.