FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Avaliação das atividades e projetos que estão sendo executados na região e análise das ações de inovação dos sindicatos patronais da indústria foram feitas durante reunião da Vice-Presidência Regional Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta semana, em Chapecó. O encontro reuniu, no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas do Material Elétrico de Chapecó (Simec), dirigentes do Simovale, Sindiplasc, Sicomai, Sinduscon, Sindialimentos, Simmex, Sicec e Simec, além dos executivos e coordenadores regionais da FIESC, SESI, SENAI e IEL.

A reunião foi coordenada pelo vice-presidente regional Oeste da FIESC Waldemar Antônio Schmitz. Entre as ações apresentadas pelos representantes dos sindicatos, estão melhoria da comunicação com os associados, visitas técnicas, promoção de cursos, aperfeiçoamento da gestão, projetos de educação e participação em projetos que buscam o desenvolvimento regional.

Os coordenadores do SESI, SENAI, IEL e área de mercado da FIESC apresentaram os produtos disponibilizados pela entidade e que podem contribuir para alavancar as ações dos sindicatos. “São inúmeros projetos e serviços que contemplam todos os sindicatos e podem ser oferecidos como benefícios também para as indústrias associadas, servindo de diferencial para a conquista de novos associados e para as empresas serem mais competitivas”, reforçou Schmitz.

Na reunião, também foi apresentado o Código de Conduta Ética dos Sindicatos Patronais das Indústrias da Região Oeste. O objetivo é fortalecer a representatividade industrial na região por meio do estímulo ao associativismo.

Para contribuir na melhoria da gestão sindical, buscar a sustentabilidade econômica e financeira e fortalecer a representação empresarial sindical e sua atuação na defesa dos interesses da indústria, a Vice-Presidência Regional Oeste promove, junto com a Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Associativo (DEA) da FIESC, o Troféu Destaque no Desenvolvimento Associativo. O evento para entrega da premiação ocorrerá na última reunião da Vice-Presidência, em dezembro. Schmitz enfatizou que essa é uma estratégia para fortalecer a base sindical da indústria, assim como as empresas que têm a estrutura dos sindicatos e da Federação à sua disposição para a solução de problemas e a busca de novas oportunidades.

Schmitz frisou que a FIESC também participa do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), promovido pelo Sebrae/SC em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável. De acordo com o vice-presidente regional, a participação no programa é importante para colaborar com propostas. “Todos precisam fazer um esforço diário para ser criativo e inovar, o que contribui para fortalecer e desenvolver a região”, finalizou.

REUNIÃO COM A SACH

O vice-presidência regional oeste da FIESC e o diretor regional do SESI, Claudemir José Bonatto, também participaram de reunião com dirigentes da Sociedade Amigos de Chapecó (SACH) que apresentaram o Projeto Chapecó 2030 que tem como objetivo elaborar planos de desenvolvimento para os próximos anos. Também foi explanado sobre o Parque Chapecó, uma ideia para proteger e recuperar o lajeado São José, manancial que abastece o município com água potável. O projeto é focado na preservação ambiental, turismo, cultura e lazer.

No encontro, os dirigentes conversaram sobre como a FIESC pode ser parceira dessas ações. Bonatto apresentou o Fundo Social, promovido pela FIESC, por meio do SESI, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). A iniciativa busca, em uma atuação em rede, incentivar e impulsionar a cultura do uso dos incentivos fiscais, agindo sob as lacunas socioculturais do município.