FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Presidente do SINDIPLASC- Sindicato da Indústria do Material Plástico e Artefato de Borracha do Oeste de Catarinense. Sr. Alceu Lorenzon assume como Vice-coordenador Nacional da Câmara Setorial da Indústria de Reciclagem do Material Plástico.

Ocorreu no dia 05/07/2012 na ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico uma reunião com a participação das Entidades e empresários do setor listados abaixo, tendo como foco a criação da Câmara Setorial da Industria de Reciclagem de Material Plástico com o objetivo de instituir um núcleo de discussões e desenvolvimento de ações dentro da ABIPLAST em defesa da Industria de Reciclagem de Materiais Plásticos. Participaram da reunião: Denise Dybas Dias (Simpep), Alceu Lorezon (Sindiplasc), Gesse Batista dos Santos (Simpep), Aloisio Barros (Sindiplastes), Cesar Lorenzo (Simplas), Elias (Simplasc), Tereza Ovsiany (Afipol), Ricardo Hajaj (Abiplast), Eugenio Razzera (Simplas), Frederico Hartmann (Sinplast-RS), Luiz Hartmann (Sinplast-RS), Wander Lobo de Araujo (Sinplast- AL), Gilmar do Amaral (Sindiplast), Antonio Kumagai (Sindiplast), Dirceu Galeas (Simpep), Paulo Teixeira (Abiplast), Paulo Francisco da Silva (Neuplast), Flavio Cezar (Plasticos Zito), Henrique Cardoso (Neuplast), Helio Tanaka (Raposo Plásticos), Giuseppe Pedras Bellacosa (Aparas São Judas), Leandro Tanaka (Raposo Plásticos), Claudio Lima (NovoFlex).

Ao fim da reunião, foi criada a CÂMARA SETORIAL DA INDÚSTRIA DE RECICLAGEM DE MATERIAL PLÁSTICO, que terá como Coordenador o Sr. Ricardo Jamil Hajaj - Sindiplast e como vice o Sr. Alceu Lorenzon - Sindiplasc.
Na ocasião foi apresentado pelo consultor Gilmar do Amaral a Política Nacional de Resíduos Sólidos, suas influências e reflexos na indústria de reciclagem de material plástico, além das ações que estão sendo tomadas pela Abiplast em relação a implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens de consumo doméstico de produtos não perigosos. Foram apresentadas também as ações que o Sindiplast-SP tem desenvolvido para o setor de reciclagem de material plástico como: Selo SERSA, Manual de Segurança e Saúde no Trabalho e o Guia Ambiental da Industria de Transformação e Reciclagem de Material Plástico.